11 curiosidades sobre as calopsitas que você precisa saber!
As calopsitas têm a cada dia ganhado um espaço maior na casa e no coração dos amantes dos pets. Sociáveis, brincalhões e bem apegados aos humanos esses pássaros conquistaram uma legião de fãs.
Mas, antes de comprar uma calopsita para chamar de sua é importante saber um pouquinho mais sobre essa espécie, seus gostos, costumes e hábitos para que ela possa viver por um longo tempo e de forma saudável.
Se você já tem uma calopsita (ou se está pensando em comprar uma) veja essas perguntas e respostas que trouxemos e que podem facilitar o seu manejo com essa ave dócil e muito curiosa.
1 – A calopsita é nativa da Austrália
A calopsita é da mesma famÃlia das cacatuas, os chamados psitacÃdeos – que são aquelas aves que possuem o “bico tortoâ€.
Ela é originária da Austrália e a primeira menção à espécie aconteceu em 1792.
Porém, foi somente em 1894 que ela começou a ser criada em cativeiro, na Europa. No Brasil, elas chegaram apenas em 1970.
2 – As calopsitas podem viver mais de uma década
Na natureza, as calopsitas podem viver cerca de 30 anos!
Já as que vivem em cativeiro podem chegar até os 20 anos. Contudo, o tempo médio de vida de uma calopsita é de 12 a 15 anos.
3 – Algumas calopsitas podem falar, mas é raro
Algumas calopsitas podem aprender a falar algumas palavras, mas não como os papagaios.
Embora ambos sejam psitacÃdeos, as calopsitas são mais difÃceis de aprender frases, sendo que muitas conseguem reproduzir algumas palavras, sons e mÃmicas.
O macho é mais propicio a aprender a falar e a cantar do que a fêmea. Mas é necessário ensinar isso a sua ave.
4 – Definir macho e fêmea pode ser difÃcil
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, saber se uma ave é macho ou fêmea pode não ser assim tão simples e a melhor forma é fazer um teste de sexagem.
Outras caracterÃsticas podem ser observadas como: os ossos pélvicos (nos machos são mais fechados e nas fêmeas mais abertos), as penas dos rabos (que nas fêmeas geralmente têm o tamanho igual e nos machos as pontas são mais arredondadas) e a cabeça (que nos machos são mais arqueadas).
A diferença de comportamento também pode ajudar, já que os machos podem ser mais ariscos e as fêmeas mais dóceis.
5 – O mais indicado é amansar a sua calopsita quando jovem
O mais indicado é que você amanse uma calopsita com, no máximo, 10 meses a um ano. Depois desse perÃodo pode ser difÃcil modificar o comportamento da ave.
Para isso, é importante saber a idade da sua calopsita e se possÃvel tentar compra-la mais novinha, assim ela irá se acostumando com você.
Se a sua calopsita nunca foi socializada é importante começar a acostumá-la a sua presença, sentando perto dela, conversando com ela e fazendo contato, assim ela ficará confortável com a sua presença e aos poucos estará mais dócil.
6 – É possÃvel saber o ânimo da sua calopsita observando a crista
A crista da calopsita pode dizer muito sobre o seu estado de ânimo. Quando ela está assustada ou animada pode deixar a crista em pé e mais abaixada quando está relaxada.
Se a sua calopsita está querendo parecer mais sedutora, poderá deixar a crista um pouco mais projetada.
Agora se o penacho estiver abaixado, então ela pode estar curiosa e concentrada em algo que está acontecendo ao seu redor.
7 – A sua calopsita poderá gritar bastante e é o seu jeito de se comunicar
As formas de uma calopsita se comunicar são várias: com a expressão corporal e também com a vocalização.
Isso significa que ela poderá assoviar, cantar ou gritar. Se a sua ave está gritando com frequência, tente compreender o que ela está querendo dizer.
Em muitos casos, ela pode estar insinuando ao dono que está se sentindo sozinha, que quer sair da gaiola, que está com medo de alguma coisa, com fome, com sede, estressada e muitas outras situações.
8 – Calopsita também boceja
As calopsitas são muito expressivas e se a sua ave estiver com sono é bem provável que ela vá bocejar, assim como fazemos.
Se ela estiver relaxada, você poderá vê-la abrindo o bico várias vezes, principalmente se estiver próximo do horário dela ir dormir.
Não é uma belezinha?
9 – As calopsitas podem ter terror noturno
Sombras próximas da gaiola, luzes piscando, fachos de luz ou barulho podem assustar a sua calopsita durante à noite, fazendo com que elas tenham o terror noturno.
Durante esse perÃodo, ela poderá se debater na gaiola e ficar muito assustada. Tente acalmá-la e analise a gaiola.
Às vezes é possÃvel que insetos e outros bichos tenham assustado a sua ave, retire-os imediatamente. Deixe a gaiola das calopsitas em um local calmo e sem excesso de estÃmulos.
10 – As calopsitas são fiéis
Geralmente, quando as calopsitas escolhem um parceiro para a vida toda, ou seja, elas são consideradas aves monogâmicas.
Na maior parte das vezes, quem escolhe é a fêmea. Por isso, não adianta o macho ficar se exibindo, se ela não quiser, eles não formam um casal. E, esse processo de escolha, pode demorar até anos, dependendo da fêmea.
Porém, existem algumas exceções e pode ser que o macho tenha 2 fêmeas, mas isso é raro.
11 – Em cada fecundação, uma fêmea pode colocar de 4 a 7 ovos
Apesar da grande quantidade de ovos, não significa que todos irão “vingar†e se transformarem em filhotinhos.
Após a postura dos ovos, os filhotes começam a nascer entre 17 e 22 dias.
Na época da reprodução, você poderá notar o seu casal de calopsita mais arredio, isso é natural devido ao seu instinto de proteção do ninho e dos ovos.
Você viu quanta curiosidade bacana sobre as calopsitas? Você sabia de todas elas?
Fonte: Tudo Especial: https://tudoespecial.com/curiosidades-sobre-as-calopsitas/
SPECIAL:
PRODUTOS:
QUALIDADE:
Temos a garantia de qualidade com selo S.I.F
ATENDIMENTO:
De Segunda a Quinta:
Das 7:00h às 12:00h
e das 13:30 às 17:30h
Sexta:
Das 7:00h às 12:00h
e das 13:30 às 16:30h
Special Misturas © Todos os Direitos Reservados • 2024
Produced by: Vico Brasil